in

Efeitos benefícios do chá verde

Efeitos benéficos do chá verde

Resumo

Os benefícios de saúde do chá verde para uma ampla variedade de doenças, incluindo diferentes tipos de câncer, doenças cardíacas e doenças hepáticas, foram relatados. Muitos desses efeitos benéficos do chá verde estão relacionados ao seu conteúdo de catequinas, particularmente (-)-epigalocatequina-3-galato. Há evidências de estudos in vitro e em animais sobre os mecanismos subjacentes das catequinas do chá verde e suas ações biológicas. Existem também estudos em humanos sobre o uso de catequinas do chá verde para tratar a síndrome metabólica, como obesidade, diabetes tipo II e fatores de risco cardiovascular.

O consumo a longo prazo de catequinas do chá pode ser benéfico contra a obesidade induzida por dieta rica em gordura e diabetes tipo II e pode reduzir o risco de doença coronariana. Mais pesquisas em conformidade com os padrões internacionais devem ser realizadas para monitorar os efeitos farmacológicos e clínicos do chá verde e elucidar seus mecanismos de ação.

Fundo

Nos últimos anos, os benefícios para a saúde do consumo de chá verde, incluindo a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares, antiinflamatório, antiartrítico, antibacteriano, antiangiogênico, os efeitos antioxidantes, antivirais, neuroprotetores e de redução do colesterol do chá verde e de seus constituintes isolados estão sob investigação. No entanto, adicionar chá verde à dieta pode causar outros problemas graves de saúde.

Os efeitos de promoção da saúde do chá verde são atribuídos principalmente ao seu teor de polifenóis, particularmente flavonoides e flavonoides, que representam 30% do peso seco da folha fresca. Recentemente, muitos dos efeitos benéficos do chá verde acima mencionados foram atribuídos à sua catequina mais abundante, (-)-epigalocatequina-3-galato (EGCG). Os extratos de chá verde são mais estáveis ​​do que o galato de epigalocatequina puro, um dos principais constituintes do chá verde, devido à presença de outros constituintes antioxidantes no extrato. Em geral, os fitoterápicos são misturas complexas de diferentes compostos que muitas vezes agem de forma sinérgica para exercer seu efeito benéfico total. No entanto, relativamente poucos fitoterápicos foram bem caracterizados e sua eficácia demonstrada em ensaios clínicos sistemáticos em comparação com os medicamentos ocidentais. Este artigo de revisão destaca a pesquisa recente sobre a eficácia, mecanismos de ação e efeitos colaterais do chá verde e suas catequinas em sistemas in vitro , in vivo e ex vivo.

A revisão sobre o chá verde e suas catequinas focou na literatura de linguagem em inglês. A busca da literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: Pubmed (1980-2009), EMBASE (1980-2009), Allied and Complementary Medicine Database (AMED, 1985-2009) e China Journals Full Text Database (1975-2009). As palavras-chave utilizadas foram selecionadas a partir dos seguintes termos: chá verde, catequinas, anticâncer, diabetes, polifenóis, estudos in vivo , farmacologia geral e toxicologia. Os benefícios para a saúde e os efeitos adversos do chá verde e suas catequinas foram revisados.

Os autores leram os artigos completos e chegaram a um consenso após a discussão. Os artigos incluídos no estudo cobriram os seguintes efeitos do chá verde: (1) benefícios para a saúde em humanos e animais, (2) absorção de íons metálicos e enzimas metabolizadoras de drogas, (3) antioxidante e inibição do estresse oxidativo, (4) metabolismo de carboidratos e diabetes mellitus, e (5) efeitos adversos. Um total de 105 artigos revisados ​​por pares em inglês foram selecionados para esta revisão.

Chá verde

O chá é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. O chá, da planta Camellia sinensis , é consumido em diversas partes do mundo como chá verde, preto ou Oolong. Entre todos estes, no entanto, os efeitos mais significativos na saúde humana foram observados com o consumo de chá verde. O primeiro chá verde foi exportado da Índia para o Japão durante o século XVII. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de toneladas de folhas de chá são produzidas a cada ano em todo o mundo, sendo 20% produzido como chá verde, que é consumido principalmente na Ásia, algumas partes do norte da África, Estados Unidos e Europa.

A associação entre o consumo de chá, especialmente chá verde, e a saúde humana tem sido apreciada há muito tempo. O chá verde e o chá preto são processados ​​de forma diferente durante a fabricação. Para produzir o chá verde, as folhas recém-colhidas são imediatamente cozidas no vapor para evitar a fermentação, produzindo um produto seco e estável. Este processo de vaporização destrói as enzimas responsáveis ​​pela quebra dos pigmentos de cor nas folhas e permite que o chá mantenha sua cor verde durante os processos subsequentes de laminação e secagem. Esses processos preservam os polifenóis naturais no que diz respeito às propriedades promotoras da saúde. Como o chá verde é fermentado em Oolong e depois em chá preto, os compostos de polifenóis (catequinas) no chá verde são dimerizados para formar uma variedade de teaflavinas, de modo que esses chás podem ter diferentes atividades biológicas.

Composição do chá verde

A composição química do chá verde é complexa: proteínas (15-20% peso seco), cujas enzimas constituem uma fração importante; aminoácidos (1-4% em peso seco), como teanina ou 5- N-etilglutamina, ácido glutâmico, triptofano, glicina, serina, ácido aspártico, tirosina, valina, leucina, treonina, arginina e lisina; carboidratos (5-7% de peso seco) como celulose, pectinas, glicose, frutose e sacarose; minerais e oligoelementos (5% do peso seco) como cálcio, magnésio, cromo, manganês, ferro, cobre, zinco, molibdênio, selênio, sódio, fósforo, cobalto, estrôncio, níquel, potássio, flúor e alumínio; e traços de lipídios (ácidos linoléico e α-linolênico), esteróis (estigmasterol), vitaminas (B, C, E), bases xânticas (cafeína, teofilina), pigmentos (clorofila, carotenóides) e compostos voláteis (aldeídos, álcoois , ésteres, lactonas, hidrocarbonetos). Devido à grande importância da presença do mineral no chá, muitos estudos determinaram seus teores nas folhas de chá e suas infusões (Tabela ). As folhas frescas contêm, em média, 3-4% de alcalóides conhecidos como metilxantinas, como cafeína, teobromina e teofilina. Além disso, estão presentes ácidos fenólicos como os ácidos gálicos e aminoácidos característicos como a teanina.

Natural Shape é um emagrecedor natural com ingredientes importados
Clique para conhecer melhor nossos produtos

What do you think?

Fernanda

Written by Fernanda

Fernanda, editora dedicada e experiente, forjou sua carreira moldando histórias com paixão. Com 15 anos de expertise, transformou palavras em obras-primas, deixando sua marca no universo editorial.

10 dicas simples para acelerar o metabolismo

Melhores inibidores de apetite naturais