Como fortalecer o sistema imunológico? Veja 4 dicas para incluir na sua rotina!
Como fortalecer o sistema imunológico? Ter um sistema imunitário forte é a forma mais eficiente de evitar doenças, tais como constipações e gripe, ou mesmo de recuperar mais rapidamente se ficar doente. Mas será que sabe como fortalecer o sistema imunitário?
Um corpo saudável com imunidade elevada não garante que se viva sem doenças, pessoas saudáveis também ficam doentes, e pessoas com doenças crónicas como diabetes e asma também podem levar uma vida saudável.
Ainda assim, a incidência de doenças pode diminuir, os efeitos causados por doenças crónicas podem ser aliviados, e a recuperação da doença é mais suave. E como aumentar a imunidade?
É isso que lhe vamos mostrar, diferentes formas de fortalecer o sistema imunitário através de uma dieta equilibrada, exercício, hábitos saudáveis, e mudanças simples na sua vida.
O que é o sistema imunológico?
O sistema imunitário é constituído pelos órgãos, tecidos e células do organismo, que detectam a presença de invasores como vírus, bactérias e outros agentes externos, e combatem as doenças por eles causadas.
Através da produção de anticorpos, o sistema imunitário fornece a resposta apropriada para prevenir o desenvolvimento de doenças. Em geral, a forma correta de reforçar o sistema imunitário é adoptar hábitos saudáveis e acompanhar a vacinação, uma vez que a única forma de produzir anticorpos naturalmente é através da exposição a agentes patogénicos.
Finalmente, o sistema imunitário atua através de leucócitos, células presentes na corrente sanguínea e popularmente conhecidas como glóbulos brancos. Existem vários subgrupos, mas todos eles constituem a defesa do corpo contra as doenças.
Como saber se minha imunidade está alta ou baixa?
Quando paramos para pensar na importância da imunidade, sobretudo em momentos como a pandemia da covid-19, eventualmente nos perguntamos sobre como saber se a imunidade está baixa ou alta. Para isso, além de fazer uma visita e um check up com seu médico, é indicado ficar atento aos sinais:
Sintomas de Imunidade baixa
- Infecções constantes;
- Cansaço e desânimo;
- Enxaqueca frequente;
- Náuseas, vômitos e diarréia;
- Febres frequentes.
Sinais de Imunidade alta
- Maior disposição;
- Sono tranquilo;
- Produtividade alta;
- Baixa ocorrência de sintomas.
4 dicas de como fortalecer o sistema imunológico
Para lhe mostrar como fortalecer o seu sistema imunitário através de mudanças na sua rotina, reunimos as nossas dicas em 4 categorias.
Começaremos com mudanças na dieta, afinal é assim que obtemos nutrientes e vitaminas para ajudar a imunidade, depois mostraremos os benefícios de sair de estilos de vida sedentários e de fazer atividades físicas.
Para terminar, falaremos sobre hábitos saudáveis que precisam de fazer parte da sua rotina e também sobre a importância da hidratação para reforçar a imunidade. Veja isto:
1. Alimentação rica em nutrientes e vitaminas
Uma dieta equilibrada é muito importante para um sistema imunitário forte. Através dela, obtemos os nutrientes que o corpo necessita para se manter saudável e ajudar a combater doenças.
Veja os principais nutrientes e em que alimentos são encontrados, que devem fazer parte da sua dieta para reforçar a imunidade:
- Citrinos: laranja, kiwi e limão são alimentos ricos em vitamina C, que funciona como um antioxidante e reforça a imunidade;
- Vegetais escuros: o ácido fólico presente em vegetais de cor verde escura, tais como couve, brócolos e espinafres, estimula a formação de glóbulos brancos;
- Carnes, oleaginosas e leguminosas: carnes, cereais, nozes e leguminosas, tais como feijões e lentilhas, são ricos em zinco e ajudam o sistema imunitário a combater doenças tais como constipações e gripes. Sementes oleaginosas como nozes, castanhas, e amêndoas têm zinco e vitamina E, o que combate o enfraquecimento do sistema imunitário, especialmente nos idosos;
- Tomate: o licopeno, presente no tomate, por exemplo, é um nutriente que combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células;
- Salmão e azeite: encontrados em alimentos como o salmão e o azeite, o ómega 3 reduz o risco de inflamação nas artérias;
- Gengibre: ajuda no tratamento da inflamação da garganta porque é rico em vitaminas C e B6, e tem ação bactericida;
- Pimenta: alimento rico em beta-caroteno, que é utilizado pelo organismo para gerar vitamina A, para além de ter seis vezes mais vitamina C do que a laranja;
- Alho: o alho é um anti-inflamatório natural, rico em vitaminas A, C, e E. Além de reforçar a imunidade, também ajuda a aliviar sintomas como dor de garganta e tosse.
Para além de incluir estes alimentos na sua dieta, evite alimentos industrializados e gordurosos, especialmente em excesso.
2. Prática de exercícios físicos
Sair de estilos de vida sedentários e praticar exercícios físicos, mesmo que moderados como correr e caminhar, é uma forma muito interessante de fortalecer o sistema imunitário. Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física reduz o stress, estimula a produção de anticorpos, e até liberta endorfinas no cérebro, o que aumenta a sensação de alegria e bem-estar.
Atualmente, existem muitos tipos de treino que podem ser feitos mesmo em casa, tais como treino funcional, Yoga, e afins.
3. Rotina de hábitos saudáveis
É muito importante adoptar hábitos saudáveis para reforçar o sistema imunitário. A este respeito, recomendamos que os inclua na sua rotina:
Banho de sol: o banho de sol durante pelo menos 15 minutos estimula a produção de vitamina D no corpo, preferimos banhos de sol por vezes antes das 10 da manhã ou depois das 16 horas;
Tenha uma boa noite de sono: Dormir é essencial para descansar o corpo e prevenir o enfraquecimento do sistema imunitário. Além disso, ajuda a controlar o stress e a ansiedade;
Evite fumar: fumar é mau para si e é um hábito muito mau, o que prejudica a imunidade.
4. Hidratação constante
A ingestão de líquidos é essencial para manter o corpo livre de impurezas e com um sistema imunitário forte. Além de consumir sumos e chás, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Você pode fazer uso de alguns suplementos que contribuem para o aumento da imunidade, bem como para a perda de peso. Por exemplo, o Natural Shape é um produto 100% natural, comprovadamente eficaz na melhoria das funções cognitivas e do aumento da imunidade. Não descuide de procurar cuidados personalizados que respondam às suas necessidades. O ato de fortalecer seu sistema imunológico é de extrema importância, mas não deve ser associado a algo de mau e que desagrada o seu bem-estar físico e emocional.